Um pouco sobre Peter Drucker:
Peter Ferdinand Drucker, (nasceu em 19 de novembro de 1909, em Viena, Áustria - faleceu em 11 de novembro de 2005, em Claremont, Califórnia, EUA). Era filósofo e administrador austríaco, sendo considerado o pai do Marketing moderno. Peter Drucker é o “pai da administração moderna” Peter Drucker é o mais renomado dos pensadores de administração. Presidente honorário da Drucker Foundation e professor de ciências sociais da Claremont Graduate University, Califórnia, EUA, escreveu muitos artigos e mais de 30 livros. O pensador tem produzido ao longo de sua carreira uma mistura única de rigor intelectual, popularização, praticidade e profundo conhecimento das tendências cruciais, como definiu Robert Heller, fundador e editor de uma das maiores revistas de negócios inglesas, a Management Today. Pode-se afirmar que não há teoria de management que não parta da obra de Drucker. Entre seus livros mais recentes figuram Desafios Gerenciais para o Século XXI, Administrando em Tempos de Grandes Mudanças e Sociedade Pós-Capitalista, todos publicados pela editora Pioneira, atualmente Thomson
O Texto que segue abaixo é uma análise, um resumo meu, pessoal da matéria ilustrada na revista HSM ed. 54, Jan/Fev 2006.
Todos sabemos, quem de uma forma ou de outra já se viu envolvido com administração, que P.D. foi o pai da administração moderna. Teve uma carreira, uma vida dedicada à administração, dedicação essa que perdurou mais de 70 anos.
Mais que um estudioso, era um 'observador da realidade', como comstuma dizer, e capaz de análises situacionais incríveis.
Entre muitas polêmicas abordadas na entrevista, ele diz apostar no Brasil, que nós sim somos, na américa latina, uma verdadeira nação, a Argentina, por exemplo, não pode ainda ser considerada nação.
Outro ponto importante diz que, é inviável e insustentável a expectativa de crescimento contínuo das empresas.
- A queda e a decadência do setor industrial
Sim, é a terceira revolução tão alardeada. Não a da informação, como muitos pensam. Diz que a inflação e os preços dos produtos manufaturados, respondem por parte dessa decadência.
-Com relação aos empregos
É mais claro ainda. Em todos os países do mundo, emprega-se muito menos que no passado. A decadência do setor industrial faz com que a informação seja sua ferramenta mais fundamental.
-Produtos Agrícolas e o Brasil
- Há 40 anos o poder agregado dos produtos agricolas só diminui.
- Nos países desenvolvidos o emprego na área agrícola cai drasticamente.
- O Brasil está equivocado, apostando em ser um grande exportador agrícola, isso é coisa do passado.
-Terceira Revolução
- Ela será Demográfica, se têm cada vez menos jovens e mais idosos no mundo todo.
- Surgem os trabalhadores do conhecimento.
-Trabalhadores do Conhecimento
- São os tecnólogos do conhecimento, como por ex: fisioterapeutas.
- Problemas: o mundo ainda não tem escolas para formar essa mão de obra, e cada vez mais cresce a necessidade e se precisará mais deles.
- Importante: o poder passará (passa) a ser deles, dos trabalhadores do conhecimento, pois o meio de produção aquí é o conhecimento em sí.
-Empresas e os Trabalhadores do Conhecimento
- Ainda estamos no século 19, e elas vão se assustar quando abrirem os olhos.
- Têm a visão equivocada de que o empregado precisa mais do emprego do elas deles; isso não valerá para os trabalhadores do conhecimento.
-Brasil e Empregos
- No Brasil são ainda apenas 1/8 da população ativa e ainda não foram notados.
- Um exemplo: Há excesso de médicos no país, e escassez de fisioterapeutas, assistentes psiquiátricos, técnólogos, pessoas especilizadas e especialistas.
- Nao há uma gama de universidades pra treiná-los, essas vivem no século 19 e formam engenheiros! O resto, forma operários. No meio há um Abismo!
- Não há no país, uma oferta de educação continuada suficiente, o que há é irrisório.
-Brasil: sempre atrás do sucesso
- A Argentina existe como país, não como nação. O Brasil sim é nação.
- O Brasil está além de muitras nações, é o país com maior e melhor miscigenação do planeta, é enorme e capaz de cuidar de todos, como irmãos.
- Exemplo de como o Brasil está no caminho: Kubistcheck, filho ilegítimo de carpinteiro tcheco, vira presidente! Operário metalúrgico vira presidente!
- O Brasil é a nação mais forte do mundo hoje, o Japão até tenta ter um sentido nacional, mas é excludente.
- Brasil e America Latina devem ser separados, o Brasil é maior que tudo isso.
-Brasil: como então crescer?
- Maior problema: integrar o Norte e o Sul. O país está no caminho, tem feito avanços.
- Deixar de ser tão crítico; de uma maneira geral, o país tem se desenvolvido, o problema é que o brasileiro só vê os textremos, lá embaixo ou lá em cima! Nunca no meio.
- Crises: O Brasil superou inúmeras crises sérias, é um exemplo de maleabilidade e resistência.
- Política: ainda há muitos políticos!!! Um excesso!