Monday, January 08, 2007

Chefia e Liderança

Todo funcionário sonha ser promovido a chefe, ou sonha ou um dia já sonhou. Acontece que na prática, muita coisa revela que aquele, talvez, não tenha sido o escolhido mais certo para aquela vaga. Não pela imcompetência profissional, ouo incapacidade, mas por um total despreparo emocional ao lidar com subordinados, nas mais diversas situações que toda empresa convive, diariamente. Um bom início é lembrar que alí mesmo na empresa, pode ter pessoas tão boas ou melhores que você e sendo assim, você não é melhor que ninguém. Ninguém é. Outro ponto, um líder não vive de mandar. Basta lembrar que por trás dele, certamente há pessoas cobrando resultados, índices e não é fácil, tem-se de lidar com em um momento 'dar ordens' e no outro recebê-las. Respeitar os limites é um ponto á ser considerado, os limites de cada um. Já vivi situações onde o líder, o chefe era o cara que 'botava a mão na massa' e outros que não saiam da cadeira. Não que um ou outro, em seus extremos, sejam os mais indicados para todas as organizações. Cada caso é um caso, como dizem. Mas é incontestável o papel positivo e motivador dos chefe que, diante de uma tarefa árdua para a equipe, literalmente arregaçam as mangas e fazem, aí sim em equipe, a coisa acontecer. Geralmente... esses caras a gente nunca esquece em nossas carreiras, em nossa vida.
Líderar é... dosar com sabedoria o poder.
É saber ter carisma em todos os momentos mas, quando for necessário ser enérgico, ser, quando for necessário ser maleável, ser, quando for necessário tomar as decisões mais complexas e que, afetrão de alguma forma alguns, tomar! Mas... por favor: com clareza, á luz dos fatos... não à surdina na calada da noite.
Um colaborar que se sente 'traído' por seu líder, não é apenas um colaborador descontente, é um inimigo potencial em quaisquer situação dentro ou fora da empresa. Ninguém gosta de uma 'apunhalada' nas costas!
*Coloquei a foto de Bonno e Eddie pois, em 2006, mostram o quanto quando quem está no poder, e têm as ferramentas da lideran~ça nas mãos, pode fazer a diferença em seu meio, em sua cidade, seu estado, país...
Então, ser humilde responsável, mesmo com todas as pressões, que com certeza virão, é fator fundamental para ser um grande líder. Eu diri, principalmente a educação. Você pode ser o melhor corredor do mundo, mas se na sua carreira, sua história revelar pela boca dos que estiram do seu lado um dia que você, venceu sim, mas foi um intragável social, de quê realmente terá valido toda uma vida de luta?
Ter equilibrio em tudo.
Buscar tomar as decisões tendo o foco no objetivo final sem perder os meios que terá de percorrer, pautando pelo exemplo aos demais, esse é o papel do líder.

No comments:

 
Elegant de BlogMundi